13 de outubro de 2009

Networking

No mundo corporativo a palavra Networking é uma palavrinha estratégica. Quem sabe usá-lo tem mais chances de se recolocar no mercado, criar novas oportunidades de emprego ou até mesmo de negócios. Contratar pessoas e até descobrir o que outras empresas estão procurando. Com tantos benefícios que o networking tem, ainda existem muitas pessoas que ficam travadas ao acionar sua rede de relacionamentos. Hoje esta ferramenta que é bastante utilizada é o Orkut, portanto temos que tomar cuidado com o que escrevemos ou quais comunidades e amigos que colocamos. O país que mais utiliza esta ferramenta de relacionamento é o Brasil, agora chegou o Twitter. Algumas empresas estão utilizando esta ferramenta para conhecer mais seus candidatos, verificar suas comunidades, amigos, e depoimentos, assim conhece mais o perfil pessoal daquele candidato. Tome cuidado na hora de participar de uma comunidade ou abordar sua opinião sobre algum assunto.
Tem pessoas que falam que tenho Networking bom, então resolvi mostrar um pouco como gerenciar esta grandiosa ferramenta a seu favor.
O primeiro passo é reunir o maior numero de informações sobre seus contatos, transformar sua rede de contatos numa espécie de CRM, sigla em inglês para Costumer Relationship Management (Li em um livro, é um software de comunicação das empresas com seus clientes), é centralizar e organizar as informações de forma que elas estejam disponíveis rapidamente quando você precisar. Então consolide os dados numa ferramenta de gerenciamento de contatos, a maior parte dos programas de e-mail oferece uma, se não tiver, utilize uma planilha de Excel e monte.
Depois de organizar tudo, de munição para sua agenda. Inclua tudo o que for relevante, sobre a pessoa, desde o departamento e a área que ela trabalha, bairro em que ela mora, a data de aniversário. Vale a pena cadastrar informações que possam facilitar seu contato e puxar assunto.
Organize os contatos por categoria, defina com clareza as categorias que melhor dividem os seus contatos, como, família, amigos, conhecidos, clientes, gerentes, médicos, faxineiros, todos tem grande importância para enriquecer seu networking, nunca podemos desfazer de nenhum detalhe. Um liga ao outro. E escolha uma cor para cada categoria e sua importância. Assim facilita.

Na hora da pressão, informações sobre a empresa e o mercado ganham valor, não espere que seu chefe de tudo mastigado para você. Diversifique as fontes com gente fora da empresa, “você vai agregar visões importantes, que podem virar uma boa moeda de troca, mas lembrando o código de ética e conduta de cada empresa.”
Não perca prazos para seus contatos, sempre deixe lembretes para não perder a hora de fazer um novo contato telefônico ou enviar um e-mail. Adaptando esta funcionalidade para seu dia-a-dia, vale ser lembradas datas para marcar um almoço, um jantar, ou um happy, o importante é não ficar esquecido no meio da comunicação. Vale ressaltar que Networking e Marketing pessoal andam lado a lado, e temos que saber diferencia-los.
Monte um Blog, exponha suas idéias e divulgue para todos, deixei claro qual foco quer seguir, discuta sobre todos os assuntos.
Acredito que estas dicas possam ajudar a manter seu networking infalível e você nunca ficará no esquecimento. Mas lembrando que não podemos ser chatos, mandando e-mails de correntes ou de piadas. Envie e-mails escritos por você, nunca encaminhe assuntos irrelevantes.