21 de agosto de 2009

VIDA PROFISSIONAL


A vida de um PCD não é tão fácil quanto imaginamos, acordamos pensando como será o dia. Acredito que todos pensam assim.

Mas para os PCD's não é fácil, pois existem varias barreiras no decorrer do dia. Uma delas é enfrentar todo aquele trajeto a busca de um novo emprego, claro que hoje em dia a oferta por um bom emprego esta bem fácil para portadores de deficiência física, mental, etc...

A lei esta do nosso lado, temos que saber aproveitar à oportunidade, não fazer de coitados e incapacitados, porque não somos, modéstia parte eu me acho muito inteligente, mas acho que não é tanto a inteligência, e sim, o poder de estratégia, como diz um comercial que não me lembro qual, que o "mundo não gira em torno de respostas e sim de perguntas", sendo assim ou até mesmo pegando um exemplo minha vida sempre foi uma estratégia. Tomar banho é necessário claro, mas também vem uma estratégia, penso “Como vou me trocar dentro de um banheiro molhado?”, tenho que parar para pensar em algum modo de executar esta atividade. Um outro exemplo da minha vida, mas não como estratégia e sim o modo de agir e pensar, pegar aquele ônibus lotado de manhã e pensar como as pessoas vão reagir quando deparar com alguma situação creio eu que para alguns embaraçosas tipo “Será que levanto? Será que não levanto?”. Tem dias que eu me sinto mais deficiente físico de todos, porque não sentimos bem do jeito que as pessoas olham para os PNE. Com um olhar de “dó”, isso é horrível, ou até mesmo com um olhar de “Nossa, como ele é esforçado!”, por isso que não ligo para certas situações, mas para algumas sim, não somos de ferro!

O primeiro emprego é repleto de magia, porque estamos nos sentindo iguais a todos dentro da empresa. Sem tratamento diferenciado, por mais que lutamos com um tratamento de igualdade, não conseguimos em alguns momentos de nossa carreira, porque se for para receber algum “feedback”, com certeza o “superior” vai achar algum modo de chegar e falar com jeito, porque tem medo de nos magoar, e sentir que estamos sendo rejeitados, ai eu falo, NÂO é bem assim que funciona, somos todos iguais! Pode chegar tranqüilamente que somos profissionais tanto quanto aos outros. Quando estamos trabalhando, damos o melhor da gente, porque tentamos mostrar que eles não iram se arrepender de ter contratado nossos serviços.

Mas temos que saber agir na hora certa e no momento certo, pois somos estrategistas natos, sabemos lidar com as dificuldades, nunca fugimos dela, porque não somos medrosos, sei dos meus limites, então sei até onde eu posso ir, isso significa que posso ir muito longe, onde o imaginável imagina. Nossa missão na terra não é de passar coisas boas para as pessoas, que somos fortes e capazes de tudo, não somos capazes de tudo, e sim de quase tudo, ninguém é capaz de tudo, você colocaria sua vida em jogo? Acredito que não, e ninguém colocaria a própria vida em jogo, porque o jogo, um perde e o outro ganha, não arriscaria.

Não gosto que as pessoas utilizem outras vidas como exemplo, e até mesmo como um espelho. Cada um tem seu modo de viver, claro que, nós todos somos deficientes, se não for fisicamente, pode ser psicologicamente ou espiritualmente, ninguém é perfeito. Hoje em dia, vivemos dentro de um big-brother, devido que todos olham para a vida da pessoa ao lado, e não percebemos que à nossa vida esta passando tão rápido, que não paramos para pensar no que estamos fazendo e em que posso melhorar. Quando vamos perceber será tarde demais ou não, sempre a tempo. Nas empresas acontece muito disto, o companheiro cuida sempre da meta do vizinho, e não de si próprio. Isto não é uma critica, mas sim, um alerta, que devemos rever nossas metas, e que podemos fazer para alcança-las?

Não devemos “aceitar” e nem rejeitar opiniões que são criticas construtivas ou destrutivas, porque cada uma tem sua essência, todas podem nos ajudar, se for construtiva, claro, é sempre bom, porque podemos melhorar, e se for destrutiva, na próxima vez podemos mostrar algo melhor. Ser inflexível às vezes pode atrapalhar algum relacionamento dentro da empresa, pois só aceitamos nossas opiniões, confesso que sou assim, desde que me venham com argumentos bons para mudar minha opinião, se não, Adeus, fico com a minha mesmo. Talvez pensando desta maneira, possa fechar varias portas, não podemos ser tanto inflexíveis, mas também devemos defender nossas opiniões e nossas idéias, desde que tenhamos argumentos também para defende-las, por isso que existe a política, que o significado dela é, discutir idéias, sugestões. Sempre deixando claro que toda e qualquer opinião é bem vinda, e com isso crescemos juntamente com a empresa.

Participei de um treinamento esta semana, que agregou alguns valores em meu modo de agir. Foi aplicada uma dinâmica que não me lembro o nome, só sei que é do quadrado, é super legal. Mostra de uma certa maneira em simples gestos que a comunicação é muito importante dentro do ambiente de trabalho, mas não vou comentar sobre ela agora, deixa para uma próxima vez.


Espero que tenham gostado de mais uma postagem, depois de tanto tempo, mas, por enquanto é só! Um grande abraço a todos, e lembre-se: “Precisamos nos movimentar para conquistar algo"


Até!



Anderson Sant’Ana

Nenhum comentário: