21 de setembro de 2009

Dinamica de Grupo


Olá, vou abordar hoje um tema que muitas pessoas sentem medo, Dinâmica de grupo. Os candidatos não podem ser tratados como atacado, e sim, como Varejo, isso significa, tratar individualmente cada um, saber das necessidades individuais.
Passei por algumas dinâmicas que me deixou constrangido, quando chego para uma entrevista, e vejo muitas pessoas, penso “Putz, Lá vem dinâmica em grupo”. E porque isso assusta, pelo simples motivo, que ninguém é igual a ninguém.
Mas, as dinâmicas de grupo são atividades com objetivo de descontrair, desarmar os candidatos a uma vaga em uma empresa, para que, então, o recrutador possa conhecer melhor os participantes. E nas brincadeiras em uma dinâmica, as pessoas deixam aparecer suas características pessoais e, portanto, é possível saber quem é empreendedor, metódico, ágil ou criativo. Também se nota, com facilidade, quem tem dificuldade em trabalhar em equipe, o que não é interessante para os dias de hoje.
Porem para Pessoas Com Deficiência é um pouco complicado aplicar esta dinâmica, eles (Nós) são francos no que falam e também ficam retraídos com algumas questões, e na hora de se apresentar ficam tímidos pelo simples motivo da deficiência, porque muitas pessoas estarão olhando ao mesmo tempo e prestando a atenção, e isso em certa parte incomoda. E Cada um tem sua individualidade, se um entre todos se destacar, automaticamente ficam desmotivados e pensam “Nossa, essa vaga já é dele” porque na maioria das vezes alguns candidatos não são qualificados quanto outros, e lógico, isso é Geral. E na maioria das vezes umas pessoas entram mudas e saem caladas, por ficar constrangida em falar de suas qualidades, perto de outros.
Coloco aqui, as dicas para você se portar em uma dinâmica de grupo, acredito que elas serão úteis, e essas dicas eu peguei ao longo do tempo com entrevistas que já participei e também feedback recebidos, fora os livros de comportamento que gosto de ler:

Entrar mudo e sair calado
A dinâmica é uma ferramenta que reflete o dia-a-dia do trabalho da empresa. Para isso são analisadas as negociações, a execução de tarefas e a organização, entre outras coisas. O essencial é se comunicar num processo seletivo. É necessário participar, falar, se expressar e não ficar alheio à discussão. Quem não interage corre o risco de deixar os concorrentes se sobressaírem.

Não conhecer sobre a empresa
Se você chega à dinâmica e não sabe o que a empresa faz, transparece que não teve interesse de buscar informações sobre a companhia. Comparecer num processo seletivo informado sobre a organização, os produtos, o que desenvolve ou se está crescendo na área de atuação é muito importante para o desenvolvimento do candidato na dinâmica. Se existe conhecimento sobre a empresa há maior identificação e mais motivação dos candidatos."

Vestuário inadequado
A roupa do candidato deve ser formal e não pode chamar mais atenção do que ele. O essencial é saber qual é o perfil da empresa para não errar. Para as mulheres o mais importante é tomar cuidado com saias e vestidos, além da maquiagem excessiva. Os homens devem evitar camisas coladas, calças jeans com muitos bolsos e o boné, que é inadmissível.


Falar mal da empresa ou chefe anterior
É complicado uma pessoa que está em busca de novas oportunidades falar mal da empresa em que trabalha ou do atual chefe. Fica perceptível a postura errônea desta pessoa e a falta de ética. Existem outras maneiras de falar, o momento e a forma certa de colocar um ponto de vista. De imediato passa imagem negativa. As condições particulares não precisam necessariamente ser ditas. De repente, ele fala que está a procura de algo novo, pois a organização vai contra o que acredita. Quando o candidato fala no impulso, a impressão que passa é que diante do primeiro problema com que se deparar, vai falar mal ou procurar outra coisa. E Isso acontece muito!

Supervalorização de si
Algumas características são fatais. O candidato que se supervalorizar olhará para grupo com visão superior. Porque ele é de escola ou faculdade melhor, fala idiomas e já viajou, pode chegar se achando o máximo e se julgar mais valorizado. Por mais suave que seja, é perceptível e condenado pelas organizações. Muitas vezes não precisa nem falar, a própria postura da pessoa condiz com esta atitude. Hoje em dia a boa formação é considerada um diferencial, mas a competência comportamental também precisa ser desenvolvida."

Currículo com informações mentirosas
Quem está procurando vaga deve apresentar conhecimentos reais no currículo, pois qualquer informação falsa pode ser percebida na dinâmica. Colocar inglês fluente e não falar, e testes em inglês via Internet e colocar o Google para fazer, ter conhecimento em informática e o mesmo não existir, o desclassificará do processo. Na seleção, o candidato dá ênfase nos conhecimentos que mais domina, quando a dinâmica pede alguma atividade mais complexa, que exija os conhecimentos na prática, há chances de não se dar bem.

Falta de postura
O compromisso profissional é observado o tempo todo. Tudo o que o candidato faz pode ser usado contra ou a favor dele. Chegar no horário, respeitar o local em que está, responder quando é chamado, fazer perguntas quando houver oportunidade, são fatores que precisam ser respeitados e, também, são valorizados pelos selecionadores.

Conversas paralelas
Prestar atenção enquanto o colega se expõe é questão de respeito. Geralmente as turmas são grandes e requer paciência até todos se apresentarem. Evitar conversas com pessoas próximas mostra que existe foco com quem dirige a dinâmica ou com quem interage no momento. Deste modo, o candidato demonstra atenção, respeito, ética e profissionalismo.