19 de junho de 2010

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Olá caros amigos leitores!



Hoje pretendo falar um pouco sobre Planejamento financeiro, espero ajudar um pouco sobre esta questão, claro, não sou nenhum multimilionário, portanto, gosto deste tema a partir do momento em que passei por uma dificuldade financeira e estou superando. Então, aprendi algumas coisas na faculdade, que fez pensar um pouco sobre esta questão, com as aulas de planejamento, mercados financeiros e analises de créditos, pensei em alguma maneira de melhorar minha qualidade de vida. E planejar melhor meu futuro. Vou colocar aqui algumas de minhas idéias.


Primeiro passo é por onde começar um planejamento? E para fazer um planejamento familiar eficiente é importante tomar algumas decisões certas e bem pensadas. O primeiro passo é você começar pela analise da sua situação financeira atual e de suas perspectivas de evolução num futuro próximo. E ao realizar pense nas seguintes questões:

Qual é sua renda atual, incluindo também salários e investimentos do seu parceiro ou parceira?


Como f icarão suas contas a curto, médio e longo prazo se tudo sair como você planejou?


Como minha renda vai ficar no futuro?


Como ficarão meus gastos num futuro próximo, principalmente pensando em seu projeto?


Existem algumas dividas que posso liquidar em uma vez sem comprometer as outras?


Se eu renegociar minhas dividas, qual é juro aplicado, e em quantas parcelas eu posso pagar?


Estas são algumas questões que devemos colocar no papel e segui-las, assim teremos um controle melhor das nossas dividas, e tentar regularizar nossa situação financeira.


Penso da seguinte maneira, preciso poupar para a realização de um sonho, talvez, de uma casa, um carro, casamento, lua de mel ou até mesmo uma viagem dos sonhos, mas basta ter controle e ter disciplina sobre sua renda. Apanhei um pouco para entender isso, demorei cair em si, a entender o que conseguiria para ter meu sonho realizado.


Claro que, pode ser difícil para algumas pessoas fazer algum tipo de poupança, mas pode significar a realização de um sonho. No entanto, só existe uma maneira de poupar dinheiro: gastar menos do que ganham, muitos sabe que devemos gastar no máximo 30% do seu salário com dividas, mas infelizmente é um pouco difícil. Mas se esta sobrando nenhum real no final do mês, talvez seja a hora de pensar em cortar algumas despesas que não são necessárias e que influenciam diretamente sua renda.


É interessante também incluir em seu orçamento algum item de investimento, ao destinar uma quantia mensal para a realização de um sonho, então terá que colocar como meta para sentir motivado e começar a poupar.


Uma dica para aqueles que sabem guardar dinheiro e têm consciência da importância de poupar é adquirir conhecimento técnico sobre as melhores alternativas e, procurar se informar sobre o funcionamento, hoje em dia, temos muitas ferramentas para auxiliar em nossas pesquisas, a internet é uma ferramenta forte para auxiliar em nossas pesquisas. Procure saber sobre Tesouro direto que é um investimento fixo com grandes planos para o futuro, Bolsa de valores, é alternativa, mas esta é um pouco mais de risco, e a alternativa mais popular é poupança nos bancos que a rentabilidade anual varia entre 5 a 6% ao ano.


E para finalizar, saiba exatamente do que precisa antes de fazer as compras, evitando adquirir produtos por impulso.


Espero que ajude estas dicas de como fazer um planejamento financeiro eficaz!


Esta funcionando comigo, pode funcionar também com você!


Obrigado,


Anderson Sant’Ana