23 de junho de 2010

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO!

Olá Caros leitores,


Hoje vou falar sobre Recrutamento e Seleção, muitos sabem que adoro esta parte, e com isso leio muito sobre este assunto.


E baseado em pesquisas, fiz um levantamento das melhores dicas para o Candidato e também para a pessoa que esta selecionando.


Já vivenciei algumas situações que vou levantar nas dicas também, espero dar dicas valiosas sobre este assunto. Também aproveitando o momento do Brasil, que a taxa de desemprego diminuiu e propostas de emprego voltarão a ser freqüente.


Muita gente ainda comete deslizes durante o processo de seleção, isso, tenho como experiências de alguns amigos. Talvez um despreparo e ansiedade excessiva são as principais razões que levam as pessoas a desperdiçar a oportunidade de conquistar um emprego melhor. Sempre falo uma frase que reflete isso “O bonde passa apenas uma vez, se perder, vai demorar o outro”. Pensando desta maneira, temos que agarrar as oportunidades e não deixar passar.


Geralmente os recrutadores sabem lidar com situações inusitadas e gafes dos candidatos. E avisam que só casos extremos realmente comprometem o entrevistado. Os recrutadores lembram ainda que um perfil de candidato pode ser ótimo para uma empresa e péssimo para outra, isso não deve deixar o candidato desesperado, pode acontecer.


Vou falar sobre algumas falhas que podemos cometer em alguma entrevista de emprego, começo sobre o antigo Chefe, falar mal de ex-chefes é falta grave, devemos pegar os pontos bons e levar para o resto de sua vida como experiência, e que não cometa os mesmos erros.


Sempre se pede ao candidato que não minta nas competências, como fluência em inglês, hoje em dia falar o básico não é necessário, ou também apresentar falsas referencias profissionais, colocar informações no currículo que não saberá executar posteriormente. Você será desmascarado mais cedo ou mais tarde.


Seja honesto. Se você for o candidato ideal, a empresa vai contratá-lo independentemente de um ponto fraco, que poderá ser trabalhado em treinamentos.


Tem que pensar que um processo seletivo é coisa séria, se você não pretende deixar seu emprego, não entre na disputa, pois existem pessoas que necessitam desta oportunidade.


É comum encontrar pessoas que só querem testar como esta seu currículo no mercado e ver sua empregabilidade ou saber se seu salário esta compatível com o mercado. Evita!


Existem outros meios de conhecer a remuneração para sua função, como pesquisas de mercado ou mesmo sondagens com conhecidos do meio, um amigo que trabalha na mesma função, questione-o.


Os recrutadores percebem logo quando o profissional esta tentando enrolar, por isso, seja objetivo nas entrevistas. É importante ser flexível e encontrar na agenda um horário para fazer as entrevistas com calma que não atrapalhe sua concentração e o processo seletivo.


Aqui colocarei algumas dicas que não devem acontecer em um processo seletivo. Coletei estas informações de alguns livros, até mesmo com conversas com amigos da área de recrutamento e seleção:


Os candidatos devem evitar:


1- Omitir fatores que são requisitos importantes pra a posição, como a impossibilidade de mudar de cidade ou de viajar com freqüência.


2- Discursar autoelogios, usando adjetivos batidos como “Dinâmico”, “Criativo”, “Inovador”, e tudo na primeira pessoa: “eu fiz”, “eu consegui”


3- Perder a linha de raciocínio contando “causos”, ou se justificar em excesso, fazendo papel de vitima.


4- Questionar detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista, como qual modelo de celular a empresa oferece. Quanto vou ganha, na frente de outros candidatos, pois podem variar os valores.


5- Faltar ao encontro e não avisar com antecedência, ou cancelar e remarcar varias vezes.


6- Não dar bola a uma sondagem por estar bem empregado, não sabemos como esta o dia amanhã.


7- Fazer leilão do tipo “quem paga mais” entre as ofertas da nova empresa e as contrapropostas da empresa atual.


8- Exceder na ansiedade e ficar perguntando todos os dias sobre o andamento do processo.


9- Falar de forma negativa ou revelar informações confidenciais sobre as empresas em que já atuou.


10- Manter o celular ligado durante a conversa.


Fique atento a suas ações, isso pode ocasionar sua dispensa no processo seletivo, e não adianta reclamar depois.


Também existe erros do Recrutador também, que podem ser evitados. Um questão que irrita bastante os candidatos a um emprego é a falta de feedback dos recrutadores. Desaparecerem após a entrevista, sem dizer por que o candidato não ficou com a vaga. O retorno pode ser de grande riqueza de informações para o candidato melhorar nos próximos processos, mas nem sem isso acontece, portanto é um ponto a melhorar na maioria dos recrutadores.


Bom pessoal, por enquanto é isso, em uma outra oportunidade vou falar sobre os Recrutadores, sobre suas maiores mancadas em um ponto de vista do Candidato.



Abraços!!


Anderson Sant’Ana